12

A infância vai até que idade?

Posted by Unknown on 20:07
Estava lendo um texto sobre a situação das crianças soldados no mundo e me veio na cabeça uma série de questionamentos...

Criança...constantemente fico refletindo o que essa palavra realmente significa. As crianças soldados me fizeram pensar em um paralelo com a situação das "nossas crianças soldados"....

Devemos ter pena dos jovens que são obrigados a segurar uma arma, a matar inocentes, caso contrário eles mesmos iriam morrer? Temos que ter pena de uma criança que te rouba, que serve de laranjinha e segura uma arma no morro carioca a mando de um traficante?

Apenas um dia separa, legalmente, uma "criança" ou um "menor" da vida adulta. Em um dia apenas ele pode ser considerado vítima da sociedade capitalista, das atrocidades do mundo e no outro se torna um jovem adulto violento, sangue frio.

A questão das crianças soldados é delicada, deve ser vista com atenção pelo mundo, porém, as demais "crianças" em situações de pseudo-guerra civil também.

Rosseau diz que "Um povo livre obedece, mas não serve; tem chefes e não senhores; obedece às leis, mas só obedece às leis; e é pela força das leis que não obedece aos homens." Por isso, um homem não pode ser senhor de uma criança se colocando acima da lei. Ao mesmo tempo, espero que acabem as leis que protegem as falsas "crianças".

Sinto pena das crianças sequestradas a caminho da escola pela milícia de Lubanga, no Congo, mas não da "criança" Champinha que, em 2003, afirmou que "deu gosto" matar Liana Friedenbach...

12 Comments


Ótimo texto!
Parabéns pelo blog!


pois é, mas depende, eu li um livro intitulado, Falcões menino do tráfico, escrito pelo rapper MV Bill, onde ele contava que muitas crianças que trabalham para os traficantes no Rio, nao é pq gosta ou isso ou aquilo, eles fazem pq necessitam, precisam de dinhero, precisam ajudar a familia em casa, pois ali eles correm risco de vida, nao é uma boa maneira de se viver


crianças soldados lutam em guerras que nem são delas.

sequer entendem o motivo porque estão ali...

a motivação é o medo, a vergonha, o orgulho, o desejo se ser mais e melhor.


ótimo texto ²
adorey o blog... mto boa a ideia..
parabens!!
mulher linda eh mulher inteligente!!! ; )


Adorei o blog. O visual é único, bacana msm.
Seu texto super bem construído me motivou a uma refelxão...
crianças soldados lutam em guerras que nem são delas.²


questão muito delecida. Como definir a inocência? O conceito de infância é algo recente... Até a idade média, as crianças participavam tanto das orgias como dos rituais religiosos... Hoje, vc bem descreveu a questão, o conceito de infância não é algo homogêneo e abstrato, onde todos os indivíduos de pouca idade podem ser encaixados... cada caso e um caso....


Essa é uma questão muito delicada, tenho dó das crianças que tem que empunhar arma, mas de crianças, os de 17 anos não são mais crianças já sabem muito bem o que fazem.
Há muitas questões a ser pensada em relação as crianças.


Guerra é sempre um evento triste, para crianças e adultos.
Ótima postagem!


Ótima postagem, adorei o template do seu blog...
Parabens!

http://webmaster-jp.blogspot.com/


Ótimo texto. Também não consigo ter pena de uma "criança" que assume ter matado, ter furtado apenas por não ter condição de vida mas, que faria tudo isso novamente e nunca se arrependerá.

http://juhhpink.blogspot.com


que bom que gostou, seu blog é bastante movimentado!!!
Olha, se quiser seguir meu blog pode seguir... como que eu faço tenho que te convidar ou algo assim... sou meio or fora destes lances!!!
Quanto ao seu post, olha tem um videogame que simula um adolescente roubando matando e enfrentando a polícia. fiquei revoltada quando meu tio comprou isso pro meu primo, como pode???
compartilho da sua indignção.
Beijos Naty


Muito bom o texto, gostei msm!
beijos

Postar um comentário

Copyright © 2009 O Blog do Ócio... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.