35

Diferença de idade importa?

Posted by Unknown on 10:37
Ainda estou na metade do livro "O Leitor", de Bernhard Schlink, e cá estou eu pensando sobre a diferença de idade entre um casal.
A maioria das pessoas tem preconceito quando a diferença de idade de um casal é muito alta. É comum pensar que um jovem, seja homem ou mulher, é interesseiro quando o seu parceiro(a) tem algumas décadas a mais. Se for rico então, nem se fale.
Mas como tudo na vida existe exceção. Muitas vezes o sentimento por sim ser verdadeiro.
Quando eu tinha 18 anos me envolvi com uma pessoa 23 anos mais velha que eu. Saímos apenas 2 vezes e tivemos conversas tão agradáveis que, dificilmente, eu tereia com alguém da minha idade. Eu era fascinada por ele.
Dois fatores impediram a continuidade daquele caso. Primeiro, por ele era meu professor (ui!). Segundo, porque o filha da mãe nunca havia me dito que era casado (ele não usava aliança). Podem pensar, "viu, ele não estava interessado em algo sério com você". Sinceramente, pouco me importa, ligo muito mais para o que eu sentia e era verdadeiro.
Enfim, espero que o livro termine bem, espero...


35 Comments


Idade infelismente é uma barreira e requer muita vontade de ambos para ser superada,o que normalmente não acontece.


Bem, vc disse tudo que eu penso no último parágrafo desse texto.
E realmente é verdade! SE há exploração, há de ambas as partes.
E o sentimento verdadeiro realmente não tem esses "olhos" preconceituosos.
E o livro fala sobre isso msm?


sentimentos não medem a idade, acho que diferença de idade é besteira


Olá Paula.
Sou do Blog Café Expresso.
Valeu pelos comentários e calma.
Esta é apenas a primeira promoção, estamos tentando fechar com algumas editoras e colocar pelo menos um livro por mês para ser sorteado.
Aberto para todo o brasil.
Por enquanto, este é o primeiro, pois o projeto original, é um jornal cultural, que só circula na cidade. Por isso a livraria só disponibiliza para a cidade.

Agradeço mais uma vez e passe lá no Café mais vezes para conversarmos sobre cultura.
Bjos


Agora analise o contrário. Se for pra vc sair com um cara mais novo vc vai achar que a diferença de idade importa...

e muito...

Pra mim importa sim. 15, 20 anos é muito tempo! No máximo, 8 10 anos ainda dá pra levar, mas dependendo da idade. 22-32 é uma diferença boa. Agora 16-26 já ñ dá pra encarar...
Tudo relativo
Abcs
http://falandoprasparedes.blogspot.com


Que bom que você continua esse belo trabalho!
Agradeço a sua visita ao meu blog!
Na verdade, concordo com você, mais do que o meu outro comentário deixou transparecer. Para mim, o grande drama é que o próprio governo é absolutamente incompetente, carente de socorro, ele mesmo. E do governo, a quem recorrermos?
Sou gay. Fundei dois grupos gays, um em Fortaleza (1986), outro em Goiânia (1995). Antes, em Rio Verde, GO, (1994) quando tive a minha casa apedrejada 14 vezes, por fanáticos religiosos, a polícia fez mais estragos que ajudou. Ouvi vários sermões religiosos de policiais. Um disse, diante de todos, sem que ninguém nem fizesse careta: "busca a Jesus, converte-se e o seu problema acaba, ao ser curado dessa aberração". A coisa era que, na época, eu era pastor...
NUNCA fui bem tratado por nenhum órgão governamental, cada vez mais lotado por religiosos! A única exceção nobre é a do pessoal do ministério da saúde, referente à AIDS.
Sinto que o negocio do "desgoverno" é fazer mídia e não tem consistência, logo muda de tema, põem outro show no palco.
Acho que a única via é a da educação intensiva, um estado estritamente secular e cultura, muita cultura. O resto só a medicina pode tratar. Continuo atuante, inclusive para educar o estado, um de nossos maiores males, na forma como existe aqui.
Desculpa o "desabafo". Sou feliz e tento administrar os traumas, sem muita amargura.
Abraço,
Onaldo


Opa, obrigado pela visita. Prometo vir mais vezes aqui, é bem aconchegante esse teu cantinho.

.:.

Desculpe, mas sem comentários quanto ao tema do post.


realmente e um tema polemico...sobre a idade de casais...e complicado...mas quaqndo se ama de verdade nada importa....


Tô muito a fim de ler O leitor...

A questão da diferença de idades é algo realmente discutível, como você bem colocou. Depende muito da intenção de cada um na relação.

___
Foi mal pelo "calote", é que eu comentei no blog de cima. Se você olhar bem, nossos comentários estão mais ou menos na mesma hora. Quando comentei o seu não estava lá ainda =D


Você já disse tudo, o sentimento não escolhe classe social, religião ou idade ;D


Existem vários tipos de interesse, porém amor só existe um, variando apenas a intensidade.

Por isso é tão mais fácil achar interesses do que carinhos sinceros


Quantos anos a senhorita tem?

No caso você ficou com um cara mais velho... E com um mais novo, tipo eu? Você ficaria?


Que tu acha do namoro de Mallu Magalhães com Marcelo Camelo?


Nossa.. eu simplesmente amei o post. Na minha opinião,a idade não interfere. Concordo,a sociedade tem um olhar distorcido à casais que tem uma diferença de idade considerável.Eu acho bobagem,porque na minah visão o amor não tem idade. É,eu defendo os casais com diferenças grandes de idades porque eu amo um homem que é 10 anos mais velho que eu.Eu tenho 14,mas não tenho nenhum interesse material.Eu o amo pelo que ele é,não pelo o que ele tem.Sabe,eu sei que pode parecer loucura,mas ninguém tem culpa de se apaixonar por alguém com a idade totalmente diferente da dela.O amor é algo espontâneo e a gente não escolhe por quem se apaixona.Eu acho que eu tenho maturidade o suficiente para namorar um cara dez anos mais velho..e acho também que a idade é descartável. Por exemplo: nós descartamos a idade se existe amor entre os dois.


Obrigado pela visita no blog.

sobre o post, idade não quer dizer nada, mas oc ara foi sacana hein? não usar aliança....

bjs


Claro que isso é irrelevante... o que importa é o sentimento verdadeiro


desculpe a demora,,pra responder rsrsrs..foi mal..rsrs
vc disse sobre o,livro...acho que não...mas tem um livro do Marcelo Rubens Paiva que fala de algo parecido...chama Blecaute...
qualquer duvidas estamos aki....ate..bjos


memorias e diario e quase parecido....
ate mais....bom fds...ate


Acredito no amor, então esse aí não ver a diferença etária. Devemos ser felizes com quem amamos e nos ame tb, independente da idade. Bom post!
Beijinhos de Rozangela Melo
Se quiser retribuir a visita, fique à vontade...
Fazemos cinema amador
Visite nosso blog
http://www.cgfilmpictures.blogspot.com/


Olá tudo bem Paula?
Bom não acredito nesse lance de idade, conheço vários casais com diferença enorme.....a felicidade não é através de idade...
é o que penso...
Gracias pela visita***

Um beijão


Se partir do princípio de que tempo é ilusão a diferença de idade é componente dessa mesma ilusão. O importante é a sintonia brotada do amor e fim.
Cadinho RoCo


Oi! Valeu.
Só acho que o template não tá abrindo certo pra ti. Pois tá fundo branco e letras cinza escuro. ;)

abraço e obrigada pela visita!


é bem dificil ser verdadeiro inda mais quando tem dinheiro otimo blog adorei o template


Bom, eu nunca me relacionei com nenhuma mulher que fosse mais velha que eu... dependendo, acho que o que importa é o que você sente mesmo... se aquela pessoa te agrada, se você se sente bem com ela, por que não?!

Também sou contra o preconceito em suas mais variadas formas.. as pessoas têm o livre-árbitrio (ainda tem hifen? maldita reforma!), e por isso podem fazer o que quiserem de suas vidas!

OTIMO blog... (y)


Meu namorado é 5 anos mais velho do que eu...
mas a diferença não é muito grande, entao nao há muitas barreiras.
òtimo texto!
Parabens pelo blog
beijos


Putz Paula, você arrasou nos seus comentários, concordo com vc em gênero, número e grau, temos que nos jogar na vida e vivermos como se não houvesse amanhã. Pena que a sociedade cobra um preço muito alto, já paguei várias contas por pensar diferente e me endivido a cada dia... hehehe.
Parabéns pelo post, sobrando um tempinho me visite


Eu também sou dos que já sofreram muito preconceito, e uma vez ou outra até que paguei caro, pela minha mentalidade aberta, oposta à maioria dos cérebros herméticos e tacanhos da maioria da população. E com o aditivo "piorante", rsrs, de que sou muito autêntico, não tenho medo de dizer o que penso sobre as mais diversas questões, inclusive as polêmicas; falo para quem quiser ouvir e por mais que fira as convicções dessa pessoa. Ora, se o outro tem direito de ser preconceituoso, em tese, já que o dito-cujo pode se expressar assim e assado, porque eu também não posso ser liberal e demonstrar isso?

Acho que há ainda muitos tabus na convivência social, e uma delas é a grande diferença de idade entre dois componentes de um casal; e uma observação: o preconceito é mais agudo se tratar-se de uma mulher mais velha, afinal por dois motivos primordiais: a situação da mulher na sociedade, que contraditoriamente a tantos direitos conquistados ainda continua sendo alvo dos preconceitos moralistas, espera-se recato e tals, a mulher ainda só vale alguma coisa para muitos se demonstrar-se mais uma reprimida, não pode curtir sua maturidade ao lado de alguém mais novo; e segundo pela ditadura da beleza e da juventude, que recai com maior impacto sobre as mulheres, obviamente, sempre se exige mais delas - as próprias mulheres exigem-se mais de si mesmas do que os homens, no que concerne à aparência física, é uma questão cultural arraigada.

Mas claro que existem os pedófilos e lobos maus sim da vida, há uma diferença bem grande entre uma jovem de 15 anos com alguém mais velho, ou essa jovem ser na verdade uma criança de 10, 11, 12 anos, por exemplo. A pedofilia não é tão sutil como alguns pensam, obviamente, e sabe-se muito bem que direcionar o desejo sexual a uma criança não é sinônimo de uma formação sexual saudável, e estamos falando de crianças, que perdem sua inocência, repugnantemente abusada todos os dias. A pedofilia é bem fácil sim de ser identificada.

Muito legal teu blog, Paula. E adorei o layout, uma pena que não tenha essa coragem para me aventurar a escolher um desses layouts para o Blogger Net afora; sinceramente, é muito complicado, deveria ser a praticidade dantes, CTRL+C e CTRL+V no código HTML, e pronto. Abração!


Olá, valeu pela visita ao SM!
Esse tema é cercado de mitos...
Acho que cada tem que acreditar no que lhe faz bem. As opniões alheias não podem influênciar de forma que a faça desistir...de algum relacionamento. E Quando falamos de coração, tudo pode acontecer...
Té+!


Olá,muito legal o blog, primeira vez que acesso, porém com certeza irei voltar outras vezes....

Pablo Neruda, adoro tbm, muito bom...

Forte abraço e parabens...


Nunca fez, nunca vai fazer... e se alguem disser para mim que faz, posso dizer que está pessoa não é madura o suficiente.
seja a idade que for


Se uma pessoa não consegue aprender com uma pessoa mais esperiênte é porquê ela não tem esperiência o suficiente. Se está pessoa é Mais velha (subentende-se mais experiênte) e não consegue se relacionar e comprender uma pessoa mais jovem é porque ela só tem idade e vivencia, mas não esperiência.


Concordo com você, quando se trata de 2 pessoas maduras. Mas quero deixar claro que, no caso de pedofilia, a diferença de idade importa sim, e muito! Tenho aversão a pedófilos! Acho um absurdo. Por isso, não se pode generalizar quando se diz que a idade não importa.
Beijos,
CarinaCosta.


A diferença de idade é uma barreira, mais eu acho que se as pessoas se amam mesmo não importanta tanto a diferença de idade, ah eu to querendo ler esse livro o leitor ouvi dizer que é muito bom. ;)
Beijinhos bom final de semana


Oi, tudo bom? (:
Te indiquei no negócio dos selos (tem todas as instruções no meu blog).
Beijos!

Carina.


tenho 44 anos e vivo com minha esposa que tem 29 anos a nove anos somos casados e temos um filho desta união que tem cinco anos ,ela foi uma mãe e irma para minha primeira filha que ja se casou e somos felizes ate hoje .vlw gente tem hora que eu acho que ela emais velha que eu em pensamento rsrsrsrs,mas amo muito essa menina que se tornou uma grande amiga e mulher ao meu lado

Postar um comentário

Copyright © 2009 O Blog do Ócio... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.